Resultados de futebol ao vivo oferecidos por Futebol.com

Ads Top

Histórias e curiosidades do Troféu Santiago Bernabéu


Neste ano foi realizada a 38ª edição do Troféu Santiago Bernabéu, um torneio amistoso que é organizado em homenagem ao ex-presidente do Real Madrid, um dos mais importantes nomes da história do clube, falecido em 1978, um ano antes da primeira edição.

Quatro clubes participaram das edições do torneio entre 1979 e 1984 de forma mata-mata. De lá pra cá o clube merengue passou a convidar apenas um time para uma partida amistosa valendo a taça. A única exceção ficou por conta do ano do centenário do clube, 2002, quando novamente teve quatro equipes na disputa.

O capitão Sergio Ramos com o troféu | Foto: Denis Doyle/Getty Images
Em 2014 a competição não foi realizada porque, segundo o clube, o calendário estava sobrecarregado. Apesar de ter vencido a maioria das edições, o Real Madrid também perdeu algumas vezes, mostrando que os convidados não jogam para deixar a equipe da casa vencer.
Com 26 títulos, o Madrid é o maior vencedor, seguido por Bayern de Munique com 3, Milan e Internazionale com 2, além de Ajax, Hamburgo, Dínamo de Kiev e Pumas, com um título cada.
O Bayern, inclusive, colocou água no chopp madridista em 2002, vencendo por 2 a 1 na final em plena comemoração do centenário.

Morata, Kaká e Callejón comemoram mais um gol na goleada sobre o Millonários | Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
A maior goleada ficou por conta dos anfitriões, que venceram por 8 a 0 o Millonários da Colômbia em 2012, clube que foi convidado por ter sido onde Di Stéfano jogou antes de chegar à Madrid.

Di Stéfano não foi o único homenageado em uma edição do torneio. No ano seguinte, em 2013, Raúl González também foi homenageado 3 anos depois de deixar o clube. O clube convidado foi o Al-Sadd, então clube de Raúl. O craque da camisa 7 disputou o primeiro tempo com os merengues e o segundo com o time do Catar.



Equipe madridista campeão da edição 2017 | Foto: Denis Doyle/Getty Images

A maior derrota blanca foi diante do Milan, na edição de 1988, perdida por 3 a 0 e Emílio Butragueño é o maior artilheiro do torneio com oito gols marcados.

Na edição de 2017 a convidada foi a Fiorentina, tradicional clube italiano, campeão da Série A duas vezes, da Copa dos Campeões uma vez, da Coppa Itália 6 vezes e de uma Supercopa da Europa. A partida foi vencida pelo Madrid por 2 a 1, com gols de Cristiano Ronaldo e Borja Mayoral após Jordan Veretout abrir o placar para os visitantes. Já é o 12º triunfo consecutivo.
Histórias e curiosidades do Troféu Santiago Bernabéu Histórias e curiosidades do Troféu Santiago Bernabéu Publicadas por Leandro Fernandes em agosto 30, 2017 Mais 5