Resultados de futebol ao vivo oferecidos por Futebol.com

Ads Top

Zidane sobre Benzema: "É um verdadeiro jogador de grupo"

Ex-treinador merengue sempre saiu em defesa do compatriota e, mais uma vez, o elogiou

Lenda madridista relembrou vitoriosa etapa pelo clube blanco.
Foto: Getty Images Sport/Aurelien Meunier
Pouco mais de 2 meses depois de deixar o comando técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane voltou a falar sobre a equipe madridista em entrevista à UEFA. O francês foi abordado quanto à sua trajetória e desafios no time que foi tricampeão europeu sob suas ordens. Abaixo, as declarações de Zizou.

Títulos de Champions pelo Real Madrid
"Foram especiais por razões diferentes. O primeiro foi especial porque foi meu primeiro como treinador. O segundo foi simbólico e intenso, com a partida contra a Juventus quando realizamos um ótimo segundo tempo. O terceiro 'colocou a cereja em cima do bolo'". 

Qual o segredo do sucesso?
"Sempre mantive confiança em minha filosofia futebolística que transmitia aos jogadores, independentemente dos nossos adversários."

Bons resultados conquistados fora de casa
"Conseguimos bons resultados fora de casa, o que poderia explicar uma ligeira falta de concentração nas partidas de volta. Ao mesmo tempo, nunca tive a impressão de que a equipe entraria em pânico. Jogadores de alta qualidade sabem como administrar momentos do jogo em que não estão jogando bem, e voltam rapidamente à normalidade. Meu trabalho era mantê-los tranquilos."

Duelos contra o Tottenham na fase de grupos da última edição da Liga dos Campeões
"É uma boa equipe jovem, bem equilibrada e comprometida. Não conseguimos colocar nosso jogo e nem saber sofrer quando estávamos atrás no placar. De qualquer forma, esse baixo rendimento nos ajudou a ser mais fortes, já que tratamos de aprender essa lição como equipe."

Derrota no jogo de volta para a Juventus na semifinal 
"Esse foi definitivamente um caso em que pensamos que já estávamos classificados. Essa é a beleza do futebol, até no mais alto nível. Devem lembrar que um mata-mata nunca está decidido até o apito final, mesmo que você tenha uma boa vantagem. Deve assegurar a concentração no plano de jogo."

Escalações em Kiev (2018) e Cardiff (2017)
"Nosso plano de jogo realmente foi diferente. Não jogamos em uma formação com losango como em Cardiff, que pedi a Isco para centralizar e jogamos com dois atacantes. Também procuramos ocupar espaços com as subidas de Marcelo. Ele tinha muita liberdade para isso, com Sergio Ramos proporcionando cobertura defensiva."

Nove dos titulares em Milão (2016) estiveram desde o início em Cardiff (2017)
"A experiência sempre marca a diferença nas principais competições, já que os jogadores ficam mais confiantes e tranquilos para algo a mais."

Papel do trio meio-campista (Casemiro, Kroos e Modric)
"Pedia a Kroos e Modric que pressionassem para tentar tirar espaços dos adversários, enquanto Casemiro nos dava equilíbrio em todo o campo ao proporcionar cobertura aos meio-campistas que pressionavam. Seu papel foi importantíssimo, tanto no chão como no jogo aéreo."

Karim Benzema
"Foi importante para o equilíbrio da equipe em termos de como que eu queria fosse realizado nosso ataque. Ajudou a implementar o nosso jogo de posse de bola, jogando e construindo com seus companheiros de time. Ele coloca-se à disposição da equipe, é um verdadeiro jogador de grupo."

Importância da posse de bola
"Quando você tem a bola, não está tentando recuperá-la e normalmente não está em perigo. Também faz com que o adversário corra e canse. Sabendo que nossos jogadores tinham essa condição, senti obrigação em fortalecer nossa identidade de equipe baseada na posse de bola. Uma posse com o objetivo de atacar nossos rivais. Ao mesmo tempo, ter a bola não é sinônimo de vitória."

Análises dos adversários com seus jogadores
"No Real Madrid, eu e minha comissão técnica passávamos muito tempo analisando os oponentes, mas limitávamos o que íamos passar a nossos atletas, pois queríamos eles focados em fazer nosso jogo. No entanto, passava análise individual durante a semana, e tinha uma conversa com cada jogador antes da partida."

Liverpool
"É uma equipe de contra-ataque, que faz muita pressão e são muito rápidos ao levar a bola a seus atacantes. Também é uma equipe que nunca se dá por vencida."

Quais conselhos deu para para a equipe contra o Liverpool?
"Nosso jogo sempre foi o mesmo, independente dos adversários. No entanto, dissemos características individuais dos jogadores deles para nossos atletas. Não queria dizer muita coisa, pois queria meus jogadores focados em fazer nosso jogo."

Qual a importância dos laterais neste Real Madrid que conquistou tanto?
"Eles (Marcelo e Carvajal) eram peças muito importantes em nosso jogo, já que eram capazes de fazer coisas inesperadas e criar dúvidas na mente do adversário. Quando a bola ia para os lados, sempre existia a possibilidade de algo bom acontecer. Conseguimos romper a defesa dos adversários mantendo a posse de bola e realizando jogadas pelas laterais."

Cristiano Ronaldo e Sergio Ramos
"Eram jogadores com muita energia e influência na equipe. Sergio Ramos é uma liderança natural e uma grande presença no vestiário, enquanto Cristiano Ronaldo é um lider no campo que inspira seus companheiros. Um complementava o outro."


Zidane sobre Benzema: "É um verdadeiro jogador de grupo" Zidane sobre Benzema: "É um verdadeiro jogador de grupo" Publicadas por João Victor Sanches em setembro 05, 2018 Mais 5